Inglês - Aquecimento global

Reprodução
Rozeli Alves*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivo geral

Compreender textos jornalísticos de divulgação científica escritos em inglês.

Objetivos específicos

Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.

Conteúdo

Leitura e compreensão de texto jornalístico de divulgação científica; destaque de palavras-chave e frases; construção de texto-síntese. Desdobramentos: debate.

Procedimentos

Importante: é necessário que os alunos tenham o texto Stabilizing Climate Requires Near-zero Carbon Emissions em mãos.

1) Provoque, inicialmente, uma tempestade de idéias sobre as questões ambientais, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é meio ambiente e o futuro do planeta.

2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.

3) A partir do título, solicite que formulem hipóteses sobre o conteúdo do texto.

4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de uma nota sobre determinado estudo, publicada em revista científica - e peça-lhes que mantenham o foco no título e na apresentação.

5) Faça uma leitura em voz alta do título e da apresentação. Essa leitura deverá ser acompanhada atentamente pelos alunos, para que reconheçam seu sentido, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie-os com wh-questions (who, what, when, where?).

6) O próximo passo é solicitar aos alunos que, em grupos de três, leiam atenta e silenciosamente o texto, identificando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.

7) Oriente-os sobre a utilização do dicionário, caso julgue necessário. E, ao retomar a aula, faça com que os grupos socializem as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões que, geralmente, são encontradas em textos que tratem do mesmo assunto. Esse vocabulário pode ficar afixado no mural da sala de aula e ser ilustrado com imagens sugestivas trazidas pelos alunos, com legendas em inglês e fontes devidamente citadas.

8) Peça aos alunos que, utilizando o vocabulário, construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto. Dessa forma, cada grupo, ao juntar essas frases, terá feito um pequeno texto aproveitando a idéia central da nota jornalística. Esse trabalho será facilitado se os alunos partirem de algumas questões básicas: como?, por quê?, em que contexto?, com que resultados?

9) Um representante de cada grupo pode ler o texto-síntese em voz alta.

10) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para uma leitura desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.

11) Proponha uma reflexão sobre a finalidade do texto: informar, convencer, seduzir o leitor? Peça que localizem expressões no texto que justifiquem suas conclusões.

12) Organize um debate com a classe: ecologistas x defensores de tecnologias sem limites ecológicos, para que todos possam refletir e discutir sobre as questões propostas no texto estudado.
*Rozeli Alves é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O POST!


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

-Este espaço é exclusivamente reservado para usuários que tenham dúvidas ou aviso de link quebrado.
-O blog também aceita sugestões, elogios e críticas.
-Os comentários ofensivos que desrespeitem outros usuários ou moderadores do blog serão excluídos.
-Obrigado e volte Sempre!