Inglês - Compreensão de um texto informativo

Rozeli Alves*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivo geral

Compreender textos informativos em inglês.

Objetivos específicos

Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.

Conteúdo

Leitura e compreensão do texto The history of Valentine's Day; destaque de palavras-chave e frases-síntese; elaboração de esquema.

Procedimentos


1) Converse com os alunos sobre o tema, fazendo um levantamento do que conhecem sobre ele.

2) De acordo com a disponibilidade, entregue uma cópia do texto para cada aluno ou grupo de três alunos, para que, numa leitura inicial, reconheçam algumas características:
- tema;
- ilustração;
- título e subtítulos;
- a fonte, o site, a publicação;
- autoria.

3) Faça uma leitura em voz alta do primeiro parágrafo do texto, para que os alunos reconheçam seu sentido e elaborem hipóteses sobre o conteúdo.

4) Peça que os alunos anotem suas hipóteses sobre o conteúdo do texto e, em seguida, convide um representante de cada grupo para apresentar as conclusões oralmente. Anote essas conclusões numa folha de papel pardo, para voltar a elas mais tarde.

5) Solicite dos alunos uma leitura silenciosa e atenta do texto, a fim de identificar, marcar e registrar as palavras-chave no caderno. As palavras-chave são centrais para a organização do texto - e geralmente trazem a idéia principal ou se relacionam a ela.

6) Oriente a utilização do dicionário, caso julgue necessário.

7) Para que ampliem o vocabulário, faça com que os alunos socializem, oralmente, as pesquisas feitas no dicionário.

8) Peça aos alunos que construam ou reescrevam, com as palavras-chave, uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto. Dessa forma, cada grupo terá feito, ao final do exercício, um pequeno texto, aproveitando a idéia central do texto lido.

9) Um aluno representante de cada grupo pode ler o texto-síntese em voz alta.

10) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para uma leitura de estudo ou pesquisa, pois poderão repeti-las sempre que necessário.

11) Proponha uma reflexão sobre o significado de se celebrar o Valentine's Day, tanto do ponto de vista dos sentimentos, quanto do ponto de vista comercial, pedindo aos grupos que articulem seus argumentos em relação às informações trazidas pelo texto.

12) Peça que cada grupo organize um esquema para expor suas reflexões, de forma que os diferentes tópicos sejam arranjados de forma a permitir uma visualização rápida e abrangente.

13) Permita a socialização dos esquemas produzidos.

14) Para finalizar, retome as folhas de papel pardo com as hipóteses dos grupos, a fim de que os alunos possam comprová-las - ou para que percebam o que conseguiram compreender, interpretar e inferir do texto.
*Rozeli Alves é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.
DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O POST!


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

-Este espaço é exclusivamente reservado para usuários que tenham dúvidas ou aviso de link quebrado.
-O blog também aceita sugestões, elogios e críticas.
-Os comentários ofensivos que desrespeitem outros usuários ou moderadores do blog serão excluídos.
-Obrigado e volte Sempre!