Inglês - Comics

Rozeli Alves*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivo geral

Ler e compreender comics.

Objetivos específicos

Identificar os elementos de comics que trazem sentido de humor e/ou ironia ao contexto, identificar características de personagens, reconhecer o uso do Imperative (affirmative and negative), ampliar vocabulário.

Conteúdo

Leitura com compreensão de comics, verbos no Imperativo.

http://www.unitedmedia.com

Clique aqui para imprimir a imagem ampliada.

Procedimentos

1) Se possível projete apenas os 2 primeiros quadrinhos do Classic Peanuts para que a partir dessa observação e leitura, os alunos possam formular hipóteses sobre o conteúdo da HQ.

2) Com base nas hipóteses, peça para que imaginem o final da história.

3) A seguir, projete Classic Peanuts inteiro ou faça com que os alunos o tenham em mãos, em grupos de três ou quatro, e peça para que o observem como um todo e identifiquem sua origem.

4) Converse com os alunos sobre o que sabem sobre HQ. É interessante descobrir se conhecem sua origem, se alguma vez perceberam que seqüências semelhantes de imagens e palavras já apareciam nas pinturas pré-históricas nas cavernas, nas cerâmicas de povos da antigüidade, por exemplo.

5) Pergunte a eles se aquela forma de comunicação tem a mesma finalidade das HQ de hoje.

6) Faça uma leitura expressiva em voz alta do texto todo.

7) Peça para os grupos que, se necessário, pesquisem no dicionário o significado das palavras desconhecidas, registrando no caderno o novo vocabulário.

8) Socialize com a classe as palavras destacadas e o vocabulário pesquisado, chamando a atenção para expressões como: lying around; anybody; mind your own business; maybe you should.

9) Oralmente, questione os grupos sobre a história para verificar se há compreensão.

10) Embora não seja desenho animado é possível notar movimentos e ações que estejam acontecendo ou tenham acontecido. Faça com que os alunos identifiquem características da HQ que nos remetem às idéias de movimento e ação e de que forma (implícita ou explícita). Neste caso, são ativados nossos conhecimentos sobre causas e conseqüências.

11) Em HQ a interpretação de cada leitor é caracteristicamente subjetiva e muito pessoal, daí ser producente uma reflexão coletiva e uma discussão a respeito das diferentes maneiras de compreender Classic Peanuts.

12) Peça aos grupos que localizem nos quadrinhos (panels) imagens ou palavras que tragam o sentido de humor e/ou ironia.

13) Socialize essas descobertas com a classe para que notem o que cada grupo concluiu sobre esses elementos bastante comuns em HQ.

14) Peça aos grupos para destacarem os personagens e apresentarem as características de cada um, a partir dessa história em quadrinhos. Lembre a eles que os diálogos e o desenvolvimento das ações podem dar bons indícios.

15) Peça ainda que façam analogias entre os personagens dessa história e outros que conheçam.

16) Organize com a turma uma apresentação para que cada grupo exponha seu trabalho, com imagens que ajudem a ilustrar e justificar suas escolhas.
*Rozeli Alves é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O POST!


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

-Este espaço é exclusivamente reservado para usuários que tenham dúvidas ou aviso de link quebrado.
-O blog também aceita sugestões, elogios e críticas.
-Os comentários ofensivos que desrespeitem outros usuários ou moderadores do blog serão excluídos.
-Obrigado e volte Sempre!